Repouso Exagerado e a dor.

Dr. Filipe Augusto - Fisioterapeuta • 27 de abril de 2021

Excesso de Repouso pode ser o vilão das suas dores.

Em algumas situações é necessário o repouso, mas sem exageros. Ficar muito tempo parado, e em longo prazo, leva ao enfraquecimento da musculatura paravertebral e isso pode causar dores e gerar outros problemas.

A maioria das dores são causadas por tensão muscular. A partir do momento em que os músculos estão tensionados, a coluna fica vulnerável as lesões. Se a pessoa pratica algum esporte, as chances desses músculos permanecerem tensionados são muito baixas, porque haverá a liberação da endorfina, um hormônio ligado à sensação de relaxamento. Esse hábito causará o alívio das dores e automaticamente a prevenção de lesões.

Compartilhar

Por Vanessa Sampaio - Fisioterapeuta 18 de abril de 2022
Exercícios físicos e a coluna.
Por Vanessa Sampaio - Fisioterapeuta 4 de abril de 2022
Os problemas de saúde e perda da funcionalidade são naturais do processo de envelhecimento ou estão relacionados aos maus hábitos adquiridos? Uma pessoa está envelhecendo mal, quando ela não consegue mais ter autonomia e independência para sair da cama sozinho, andar, vestir-se, tomar banho, ir ao banheiro, alimentar-se e cuidar da aparência. O sedentarismo leva a perda de massa muscular, diminuição de força, resistência e equilíbrio e, consequentemente, perda da habilidade de usar o próprio corpo para realizar tarefas básicas, facilitando doenças e risco de quedas. Um programa de exercícios seguros e sem dor, orientados por um especialista é imprescindível na terceira idade: Previne e controla doenças crônicas como diabetes e hipertensão. Melhora a força e mobilidade do tronco, braços e pernas, reabilitando movimentos básicos como mudar de posição na cama, alcançar um objeto, sentar e levantar. Prepara o sistema nervoso e o corpo para o resgate de movimentos mais complexos como caminhar por mais tempo, manter o equilíbrio quando mudar de direção, evitando quedas e conectando essas atividades com as tarefas domésticas. Procure sempre o acompanhamento de um profissional da sua confiança! Se você está precisando se exercitar e quer conhecer mais sobre o nosso “Programa Personalizado de Fisioterapia para a Terceira Idade” envie um SIM para esta mensagem que entraremos em contato com você! Fique atento a mais uma dica de saúde! Se você gostou, compartilhe. Dra. Vanessa Sampaio - Fisioterapeuta
Por Vanessa Sampaio - Fisioterapeuta 4 de agosto de 2021
Somado ao fato de ser uma das regiões mais móveis da coluna, torna-se bastante propensa a lesões. A cervicalgia pode ter causas variadas, dentre as principais podemos citar: má postura, doenças degenerativas da coluna, sobrecarga de musculaturas do pescoço e ombros, movimentos repetitivos dos braços e disfunções temporomandibulares (DTM). Essas disfunções provocam dor na região da nuca, podendo irradiar para os ombros e todo o membro superior, dores de cabeça, rigidez e alteração de mobilidade do pescoço. O diagnóstico diferencial com um especialista é fundamental para realizar o tratamento mais adequado. Prefira tratamentos não medicamentosos, como Fisioterapia, Terapias Manuais e exercícios de reabilitação, que atuam diretamente na origem do problema e previnem o agravamento dos sintomas. Os cuidados com a cervical são essenciais, pois as lesões nessa região podem ter consequências incapacitantes. Veja algumas dicas importantes: - Evite ficar com o pescoço inclinado por muito tempo ao usar o celular, computador ou para ler livros, procurando sempre manter uma boa postura na realização das atividades diárias; - Realize pausas durante o dia para alongar o pescoço e os membros superiores; - Procure dormir na posição correta e com travesseiro adequado que respeite a curvatura da cervical e do ombro. Se você tem sentido dores com frequência, agende uma consulta. Temos uma metodologia de avaliação e tratamentos personalizados para melhorar o seu quadro de dor.
Por Vanessa Sampaio 4 de agosto de 2021
Devido à má postura, hérnia de disco, tensões musculares, ou sobrecarga de peso na coluna o nervo ciático pode ser comprimido e, consequentemente, inflamado. Os principais sintomas são: - Dores intensas que pioram ao ficar muito tempo em pé ou sentado - Queimação, fisgadas ou choque na coluna que irradia para o glúteo, perna e/ou até a sola do pé - Em casos mais graves pode causar fraqueza na perna e dificuldade para caminhar O tratamento depende de um diagnóstico preciso da gravidade da lesão com um especialista. A Fisioterapia Convencional, técnicas manuais como a Quiropraxia e o Pilates podem reduzir a inflamação, aliviar as dores, fortalecer os músculos estabilizadores da coluna e assim, melhorar a qualidade de vida. Você tem sentido dores causadas pela inflamação do nervo ciático? Agende uma avaliação conosco! Na clínica da Coluna Wagner Rossi, oferecemos tratamentos exclusivos e atendimentos personalizados com profissionais qualificados para recuperar o seu bem-estar.
Por Dra. Livia Gomes - Fisioterapeuta 4 de maio de 2021
A prática ajuda a alinhar o corpo, fortalece a musculatura, aumenta a resistência e a flexibilidade.
Por Dra. Luciana Rossi - Fisioterapeuta 12 de janeiro de 2021
A hérnia de disco é uma lesão que ocorre com mais frequência na região lombar. Confira as principais causas.